PREDIÇÕES DA VINDA DO MESSIAS


A palavra "Messias" (Meshiah) é hebraica e significa "Ungido," isto é, ungido pelo Espírito Santo. Na tradução grega escreve-se "Christos."

Na qualidade do próprio nome, os profetas sempre relacionavam a palavra "Messias" a um determinado "Ungido de Deus," o Salvador do mundo. Nós podemos usar os nomes Messias, Cristo e Salvador alternadamente, tendo em vista Um só Ser.

Os livros do Antigo Testamento conforme podemos observar, são repletos de profecias sobre o Messias e sobre o Seu Reino abençoado. A finalidade das profecias do Antigo Testamento era preparar os judeus e, através deles, toda a humanidade para a chegada do Salvador do mundo, para que, no tempo de Sua vinda, Ele pudesse ser reconhecido e acreditado por todos. Entretanto, a tarefa dos profetas foi difícil por diversas razões.

Em primeiro lugar, o Messias não deveria ser apenas um grande homem, mas ao mesmo tempo ser Deus, ou — Deus-Pessoa. Por essa razão, os profetas se viram face a face com a incumbência de descobrir a natureza Divina do Messias, porém de tal forma que não houvesse pretexto para o politeísmo, ao qual os antigos eram tão inclinados, inclusive os judeus.

Em segundo lugar, os profetas tinham que mostrar que a tarefa do Messias consistiria não apenas no aperfeiçoamento das condições exteriores de vida: na extinção das doenças, morte, pobreza, desigualdade social, crimes, etc., mas a finalidade de Sua vinda ao mundo seria, em primeiro lugar, ajudar as pessoas a ficarem livres do mal interno — pecados e paixões — e mostrar o caminho para Deus.

Realmente o mal físico é apenas resultado do mal moral, destituição pecaminosa. Se não limpar antes a infecção de uma ferida, não adiantará colocar pele enxertada para curá-la. Por essa razão, o Messias deveria começar o ato de salvação das pessoas através da exterminação do mal pela raiz — nas almas das pessoas. Sem isso, nenhuma mudança externa, artificial ou obrigatória nas condições de vida poderia trazer felicidade à humanidade.

Entretanto, o renascimento espiritual é impossível sem a livre vontade e ativa participação da própria pessoa. Daqui provêm todas as dificuldades da incumbência do Messias: a pessoa tem de ser salva através de sua participação voluntária! Já que ela é presenteada com a liberdade de escolha entre o bem e o mal, torna-se impossível a felicidade universal enquanto os justos e os pecadores tiverem uma coexistência paralela.

No final das contas deverá haver uma seleção entre um ou outro. Somente após a interferência de Deus no destino da humanidade, com o julgamento universal e a seleção, poderá começar uma nova vida para os renascidos espiritualmente, na qual reinará alegria, paz, imortalidade e outras bênçãos.

As profecias do Antigo Testamento envolvem todos os lados deste longo e complexo processo físico espiritual associado à vinda do Messias.

Naturalmente, a maioria das pessoas durante os tempos do Antigo Testamento não podiam chegar a um entendimento claro a respeito da finalidade da vinda do Messias.

Por essa razão Deus, através dos Seus profetas, revelou gradualmente às pessoas a identidade do Messias e a organização de Seu Reino, de acordo com o grau de cada pessoa, usando a experiência espiritual das gerações passadas, alcançando o mais alto nível de espiritualidade.

O período das profecias messiânicas abrangeu muitos milênios, começando com os antepassados "Adão e Eva" e se estendendo até o término dos tempos, com a chegada do Nosso Senhor Jesus Cristo, no início de nossa era.

Nos livros do Antigo Testamento pode-se encontrar várias centenas de profecias a respeito do Messias e de Seu Reino abençoado. Elas estão difundidas por quase todos os livros do Antigo Testamento, começando pelos Cinco Livros de Moisés e terminando com os últimos profetas Zacarias e Malaquias. O profeta Moisés, o rei Davi, os profetas Isaías, Daniel e Zacarias foram os que mais escreveram sobre o Messias.

Iremos mencionar somente as profecias mais importantes e adiante enfatizaremos os principais pensamentos nelas abordados. Colocando estas profecias, principalmente a maior parte, em ordem cronológica, poderemos ver como elas gradualmente revelavam aos judeus novos e novos acontecimentos sobre a vinda do Messias: sobre Sua natureza de Deus-Pessoa, sobre Seu caráter e caminho de ações e sobre muitos detalhes de Sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário