A ÚLTIMA CEIA COM SEUS DOZE DISCÍPULOS


Na quinta-feira à noite, Jesus participou da Ceia da Páscoa, conforme relato de três evangelhos, com os doze apóstolos em um cenáculo, em Jerusalém, correspondendo ao dia da festa dos pães asmos (sem fermento).

Segundo a tradição judaica, o primeiro dia dessa festa marcava o começo da celebração da Páscoa.

Quando chegou a hora, ele se pôs à mesa com seus apóstolos e disse-lhes:

"Desejei ardentemente comer esta páscoa convosco antes de sofrer, pois eu vos digo que já não a comerei até que ela se cumpra no Reino de Deus".

Então, tomando uma taça, deu graças e disse: "Tomai isto e reparti entre vós; pois eu vos digo que doravante não beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus".

E tomou o pão, deu graças, partiu e deu-o a eles, dizendo. "Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isso em minha memória".

E, depois de comer, fez o mesmo com a taça, dizendo:"Essa taça é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós".

No Evangelho segundo João há maiores detalhes sobre os momentos da última ceia entre os capítulos 13 e 17, relatando o momento em que Jesus lavou os pés dos discípulos com água, os diálogos com os apóstolos, os últimos ensinamentos que transmitiu antes de morrer e a oração sacerdotal, a qual foi uma intercessão pela vida dos discípulos e de todos os cristãos.

2 comentários:

  1. Amém,jesus se sacrificou por nos.E nos vamos fazer valer este sacrifícios,vamos respeitar e amar e ter compaixão pelos nossos irmãos com Cristo nosso senhor salvador .

    ResponderExcluir