A VISITA DOS TRÊS REIS MAGOS

Três homens sábios vindos do Leste, chamados de Magos os quais seguiram a estrela para Belém, em Israel para encontrar Jesus.



REI BALTAZAR

O seu reino estava em decadência. Ele ficava num país longe de Jerusalém. O templo estava em ruínas, o último sacerdote falecera há anos, e sempre lhe dizia que uma Nova era iria iniciar. Uma Nova Luz iria descer à Terra.

Ele sonhou com uma criança envolta em ouro e brilhante como o sol, que lhe dizia:

- Quando me vires na Estrela a hora estará próxima.

Nas noites claras ele ia para as ruínas do templo e olhava para olhar o céu a espera de um sinal.

Um dia, sentiu um perfume de incenso, que veio dos campos ao mesmo tempo em que via uma brilhante estrela no céu e ouvia a voz de uma criança dizendo :

- Eis-me aqui !

Pegou o mais veloz dos seus camelos, preparou-se para uma grande viagem, seguindo a estrela, e levou consigo um dos últimos incensos preciosos do templo para presentar a criança.



REI MELHIOR

No sul do oriente, o país de Melchior vivia em guerra, era sempre invadidoMarcou uma reunião com sua corte para encontrar uma solução no salão dos nobres, que tinha taças de ouro, pratos de prata e cadeiras adornadas com os brasões dos cavaleiros.

Tinha a cadeira do urso, da águia, do leão, do abutre e do falcão. Havia um brasão com um relâmpago e outro com uma estrela cadente, e no trono real, o Sol.

Na noite Melchior teve um sonho, as figuras do brasão tomaram vida e lutavam, até que a estrela saiu do brasão circulando por toda a sala e fazendo com que tudo voltasse ao normal.

Na hora da reunião, Melchior olhando para uma taça de ouro, teve uma visão : O fundo da taça se abriu formando uma gruta, onde havia um bebê com uma estrela por sobre a cabeça, que lhe disse:

- Segue a estrela, pois ela trará à Terra a verdadeira paz !

Depois que todos foram embora, Melchior olhou para a janela, e viu no céu a estrela que brilhara em sua taça. E saiu em viagem, seguindo a estrela e levando consigo uma taça de ouro para presentear a criança.



REI GASPAR

Gaspar vivia na África. Seu país era muito abundante, até que chegou a seca, e foi aumentando, até tudo secar. Os sábios diziam que os deuses não mais escutavam seu povo.

Animais morreram, as árvores secaram, doenças matavam o seu povo. Gaspar liberou, então o poço real, mas um dia ele viu que também estava acabando. Nesta noite não dormiu, e de madrugada teve um sonho. Sonhou que caiu dentro do poço, e conseguiu, na queda, agarrar-se a um pé de mirra, que tinha nascido no poço. Viu que onde estava plantada a mirra havia uma nascente e nela uma estrela com uma criança adormecida.

Neste dia ele foi orar numa montanha com muita devoção e inesperadamente nuvens formaram-se no céu e começou a chover bastante.E, no topo da montanha ele podia enxergar uma estrela igual a que ele viu no sonho.

No dia seguinte colocou num bauzinho o último galhinho de mirra com a resina que estava no poço real, e viajou na direção da estrela Quando os três estavam próximos de Jerusalém, uma neblina ocultava a estrela, e sem saberem, desceram do camelo no Monte Gólgota, e sentiram uma profunda tristeza, sem saberem o motivo. (era o local, onde seria a crucificação).

Ao amanhecer do dia fiaram admirados por estarem seguindo a mesma estrela, e a mesma criança, abraçaram-se e decidiram visitar o Rei Herodes em Jerusalém.

Ao mesmo tempo, Herodes também tinha tido um sonho. Sonhou com um rei que invadiu seu país, com luzes poderosas, e recebeu desconfiado os tres reis.

Os três reis perguntaram se algum rei tivera nascido. Também disseram que estavam seguindo a estrela. Assustado chamou os sábios do palácio, mas eles não sabiam de nada, até que um deles lembrou-se dos livros que falavam da vinda de um Messias.
Quando os reis saíram do palácio, viram novamente as estrelas, e Herodes mandou que seus guardas encontrassem e destruíssem a criança.

Seguindo a estrela, numa noite de Lua Cheia, notaram que a estrela parou por sobre um estábulo, num campo diante de uma gruta. Seu brilho aumentou. Uma Luz Divina iluminava o ambiente. Viram a Criança e a Mãe, envoltas em Luz. A alegria foi tão grande que cairam e joelhos e beijaram o chão.



Melchior pegou a taça de ouro e diz:

"Até hoje somente reis beberam nesta taça. Agora ela será iluminada pela Tua Luz . Aceita o Ouro."

Baltazar entregando o incenso disse:

" Criança Divina ! Trago-te o incenso do mesmo que era queimado nos rituais sagrados do velho templo da montanha. Abre-nos uma Nova Era. "

Gaspar ofereceu mirra dizendo:

" Menino da Estrela ! Aceita a mirra que nasceu no poço que continha a última água. Sob tua luz a Fonte da Vida vai começar fluir.

Nesse momento, os reis entraram em transe. E viram tudo o que iria acontecer para frente. Ao levantarem-se estavam transformados. Despediram-se dizendo que a estrela estava em seus corações. Ao voltarem tinha decidido descansar no palácio de Herodes, mas um anjo apareceu em seus sonhos, dizendo-lhes para não irem, pois ele queria o mal da Criança.

Depois de voltarem para seus países, contando as boas novas para o povo, foram para um retiro espiritual no alto das montanhas

2 comentários:

  1. É difícil chegar numa conclusão. São tantas estórias dentro da historia.
    Quanto tempo eles viajaram? Como se encontraram no mesmo lugar vindo de regiões diferentes com distância diferentes? Se a estrela se movia, como orientava os 3 em pontos diferentes?
    O real deve ser o seguinte: avistaram a estrela (ponto cardeal), interpretaram a profecia judaica e fizeram uma viajem em comum, encontraram um Jesus menino.

    ResponderExcluir