JESUS RESSUSCITA OS MORTOS

O FILHO DO OFICIAL

Dirigiu-se de novo, a Caná da Galiléia, onde de água fizera vinho.

Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum.

Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele e lhe rogou que descesse para curar seu filho que estava à morte.

Então Jesus lhe disse: Se porventura não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis.

Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce antes que meu filho morra.

Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive.

O homem creu na palavra de Jesus e partiu. Já ele descia, quando os seus servos vieram ao encontro anunciando-lhe que o seu filho vivia.

Então indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem à hora sétima a febre o deixou.

Com isto reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa.

Foi este o segundo sinal que fez Jesus depois de vir da Judéia para a Galiléia.



A FILHA DE JAIRO

Jairo, o chefe de uma sinagoga, chegou até Jesus e pediu para que ele visitasse a sua filha de doze anos que estava doente, mas no caminho, um empregado de Jairo chega e dá a triste notícia de que a menina já havia morrido. Jesus, ao ouvir tudo, fala para Jairo que ele deveria ter fé.

Quando Jesus entrou na casa onde a menina estava, muitas pessoas choravam pelo que ocorreu, mas Jesus fala a todos para que se acalmassem, pois a menina apenas estava dormindo.

Em meio à desconfiança de todos, Jesus vai até a menina e, pegando na sua mão, pede para que ela se levante, fazendo com que todos ficassem maravilhados.



A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO


Lázaro caiu doente em Betânia, onde estavam Maria e sua irmã Marta. Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com óleo perfumado e lhe tinha enxugado os pés com os cabelos. Seu irmão Lázaro estava enfermo. As irmãs mandaram dizer a Jesus: "Senhor, aquele a quem amas está doente".

Quando ouviu isso, Jesus disse: "Esta doença não causará a morte mas se destina à glória de Deus: por ela o Filho de Deus será glorificado". Ora, Jesus amava Marta, sua irmã e Lázaro.

Embora estivesse informado de que ele estava doente, demorou-se ainda dois dias naquele lugar. Depois disse aos discípulos: "Voltemos para a Judéia". Os discípulos disseram: "Mestre, há pouco os judeus te queriam apedrejar e tu voltas para lá?" Jesus respondeu: "Não são doze as horas do dia? Se alguém caminha durante o dia, não tropeça porque vê a luz deste mundo; mas se caminha de noite, tropeça porque lhe falta a luz".

Depois destas palavras, acrescentou: "Lázaro, nosso amigo, adormeceu mas eu vou despertá-lo". "Senhor, se ele está dormindo é porque vai ficar bom"–disseram os discípulos.

Jesus se referia à morte, mas eles pensavam que estivesse falando do repouso do sono. Então Jesus lhes falou claramente: "Lázaro morreu. Eu me alegro de não ter estado lá, para que vós assim acrediteis. Mas vamos até ele".

Tomé, chamado Dídimo, disse então aos companheiros: "Vamos nós também para morrermos com ele".

Quando Jesus chegou, já fazia quatro dias que Lázaro estava no túmulo. Betânia ficava perto de Jerusalém, a uns três quilômetros. Muitos judeus tinham vindo até Marta e Maria para as consolar da morte do irmão.

Quando Marta ouviu que Jesus havia chegado, saiu-lhe ao encontro. Maria ficou sentada em casa. Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Sei, porém, que tudo quanto pedires a Deus ele te concederá".

Jesus respondeu: "Teu irmão ressuscitará". "Sei que ele ressuscitará na ressurreição do último dia"–disse Marta.

Jesus lhe disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E quem vive e crê em mim jamais morrerá". Crês isto?" "Sim, Senhor –respondeu ela –creio que és o Cristo, o Filho de Deus, que devia vir a este mundo".

Dito isso, ela foi chamar sua irmã Maria e disse-lhe baixinho: "O Mestre está aí e te chama". Ao ouvir isso, Maria levantou-se imediatamente e foi ao encontro dele. É que Jesus ainda não havia entrado no povoado mas ficou lá onde Marta o tinha encontrado.


Os judeus, que estavam em casa com ela e a consolavam, vendo que Maria se tinha levantado e saído às pressas, seguiram-na pensando: "Ela vai ao sepulcro para chorar". Assim que Maria chegou onde Jesus estava, lançou-se aos pés dele e disse: "Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido".
Quando viu que Maria e todos os judeus que vinham com ela estavam chorando, Jesus se comoveu profundamente. E emocionado, perguntou: "Onde o pusestes?" "Senhor, vem ver"–disseram-lhe.

Jesus começou a chorar. Os judeus comentavam: "Vede como ele o amava". Alguns, porém, disseram: "Ele, que abriu os olhos do cego de nascença, não podia fazer com que Lázaro não morresse?" Tomado novamente de profunda emoção, Jesus se dirigiu ao sepulcro.

Era uma gruta com uma pedra colocada na entrada. Jesus ordenou: "Tirai a pedra". Marta, irmã do morto, disse: "Senhor, já está cheirando mal, pois já são quatro dias que está aí".

Jesus respondeu: "Eu não te disse que, se acreditasses, verias a glória de Deus? "Tiraram então a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: "Pai, eu te dou graças porque me atendeste.

Eu sei que sempre me atendes, mas digo isto por causa da multidão que me rodeia, para que creiam que tu me enviaste".

Depois dessas palavras, gritou bem forte: "Lázaro, vem para fora"! O morto saiu com os pés e as mãos atados com faixas e o rosto envolto num sudário. Ordenou Jesus: "Desatai-o e deixai-o andar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário